Antonio Guanacuy e Jorge Luis Bezerra


ENSINO DE HISTÓRIA E WEBQUEST:  POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA AULAS DE HISTÓRIA


INTRODUÇÃO
O uso de fontes diversas e aplicação de diferentes metodologias no ensino de História, tem ganhado espaço no ambiente escolar, desta maneira compreendendo que é possível usar diferentes fontes e linguagens no ensino de História e que estas podem viabilizar o processo ensino/aprendizagem de história em sala de aula, o uso desta metodologia, a WebQuest, que ampara-se em recursos digitais, nos possibilitaram a pensar o seu uso como possibilidade metodológica  para o ensino de História no tempo presente, já que este traz consigo, várias questões que possibilitam ampliar discussões no que se refere ao métier do historiador na sociedade da informação, dentre estas questões cita-se os diversos objetos de investigação histórica, questões teóricas e metodológicas para a História e seu ensino. 

É importante ressaltar que, as tecnologias digitais não são neutras e seu uso tem provocado transformações sejam elas sociais ou culturais, no cerne deste processo de transformações, insere-se o espaço escolar e seus agentes escolares, que necessitam acompanhar o acelerado desenvolvimento tecnológico, dentre estes agentes escolares, insere-se os professores, profissionais dedicados à docência que “É uma atividade complexa e desafiadora, o que exige do professor uma constante disposição para aprender, inovar, questionar e investigar sobre como e porque ensinar” (PESCE E ANDRÉ 2012, p.40)

Portanto, o ambiente escolar em cada momento histórico, constitui uma expressão e uma resposta a sociedade na qual está inserida, sendo os professores constantemente questionados quanto aos procedimentos metodológicos a serem utilizados para o desenvolvimento de suas atividades como docentes.

WebQuest e Ensino de História
A escola é uma instituição social cuja função principal é de promover e garantir a aprendizagem do aluno, além de contribuir para a formação de um cidadão crítico e autônomo no ato de pensar.

Para tal o papel do professor deve ser a apresentação das possiblidades advindas do uso dos mais diferentes recursos didáticos que viabilizem um aprendizado significativo e interessante para os discentes, despertando o interesse em relação ao conteúdo ministrado, pois conforme afirmam Abar e Barbosa (2008, p. 12), “o uso de uma nova tecnologia educacional deve servir à Educação como um mecanismo para a aprendizagem efetiva”.

Diante deste cenário, e pensando no vasto campo de investigação sobre o ensino de História e o papel das TDIC na produção e disseminação do conhecimento histórico, surge como possibilidade e estratégia, mediante orientação do professor, para ser uma alternativa no processo de ensino-aprendizagem, a metodologia Webquest, que pode ser utilizada no ensino de História com estratégia metodológica.

A metodologia WebQuest, surge pelas mãos de Bernie Dodge e Tom March, no ano de 1995, enquanto possibilidade de um trabalho pedagógico direcionado e baseado em pesquisas orientadas na internet, constituindo-se como uma metodologia didática, amparada em recursos digitais, para a prática da pesquisa em rede, seleção das informações e navegação na internet sem praticar “Surfagem na rede”.

Estudos, sobre o uso da WebQuest como recurso para apreender História, como o de (MARTINS, 2007; MOREIRA, 2009) tem demonstrado que o uso da ferramenta educacional WebQuest tem possibilitado uma interação dos discentes com os conteúdos ministrados na disciplina de História. Conforme explicita Giovani e Hahn (2014, p.502),

“A pesquisa tem estabelecido uma relação entre o ensino e a aprendizagem, e nesse sentido a WebQuest entra com o papel de opção de uma nova metodologia de ensino que procura colaborar com esse processo educacional e também de formação humana.”

É muito mais que uma simples ferramenta tecnológica, trata-se de uma metodologia de ensino que visa proporcionar situações de aprendizagem que vão além do simples registro de dados. Logo, se trata de uma metodologia de ensino na qual o aluno se envolve em uma investigação, utilizando preferencialmente recursos disponibilizados na web, propostas por professores para resolver um problema significativo. “Baseia-se em princípios de aprendizagem colaborativa e procura ativar competências intelectuais mais complexas e exigentes que a tradicional armazenagem de conteúdo”. (ABAR; BARBOSA, 2008, p. 14)

Desta maneira percebe-se que a escola muda, o ensino muda, assim como o fazer histórico muda também, portanto, comtempla-se uma renovação metodológica no ensino de História para atender as demandas atuais, logo a tecnologia educacional WebQuest pode possibilitar, o desenvolvimento de competências e habilidades que exigem mais que a tradicional armazenagem dos conteúdos possibilitando uma aprendizagem significativa.

Neste processo de ensino-aprendizagem o professor de História deve estar atento as essas novas demandas visando, portanto, orientar e instrumentalizar os seus alunos para que possam realizar suas pesquisas a partir do uso das tecnologias, especialmente as digitais, que se atrelam ao ensino, possibilitando o desprendimento do livro didático, que ainda é uma das principais fontes de pesquisa e uso do professor em sala de aula.

Desta forma, abre-se a possibilidade de se trabalhar com essa fonte de linguagem, as tecnologias digitais de comunicação e informação, no ensino-aprendizagem de História. Como nos diz Certeau (2007, p. 73) no livro a Escrita da História, dentro desta operação historiográfica, da “reunião dos documentos à redação do livro, a prática histórica é inteiramente relativa à estrutura da sociedade”, ou seja, fazer história e pensar historicamente decorre da utilização dos recursos que são próprios a cada sociedade.

Para tal, um dos desafios do ensino de História é oferecer ao aluno subsídios para a compreensão de como a história é construída. Desta maneira o fazer histórico não se limita apenas a apreender o que se transmite, mas a pensar historicamente.

Desta forma, ao escolher a utilização de recursos tecnológicos digitais aplicados a educação, especialmente a WebQuest, é possível que esse recurso torne-se um instrumento didático alternativo aos materiais convencionais de ensino de História, possibilitando a ressignificação do conhecimento historiográfico, já que através da didática, a transposição do conhecimento histórico se torna aprendizagem histórica.

 Componentes de uma WebQuest
Para o uso adequado de uma WebQuest por parte do professor, é importante conhecer a estrutura e a finalidade dos seus componentes, pois, conforme bem aponta Jarbas Novelino Barato no prefácio da obra WebQuest: um desafio para o professor de Abar e Barbosa (2008), no ambiente escolar, “o uso adequado de novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC’s) dependem sobretudo da autoria docente” (ABAR e BARBOSA, 2008 p. 06).

Conhecendo a estrutura e os componentes de uma WebQuest, o docente consegue se planejar para criar sua própria WebQuest adequada a sua realidade, além de projetar um ambiente que possibilite a aprendizagem dos seus alunos, bem como a seleção e o uso das fontes que estão disponíveis na internet, evitando o que Dodge (1995 p.1) chama de “Surfagem” pela rede, já que os alunos não teriam uma tarefa clara na cabeça e ficariam desperdiçando o seu tempo de conexão na web.

A estrutura e os componentes de uma WebQuest, com suas descrições e finalidades, são os seguintes: Introdução, é na introdução que o assunto é apresentado de maneira a situar e motivar o aluno, ou seja, é a porta de entrada para o contexto a ser investigado, a Tarefa que deve ser exequível, desafiadora e interessante, resultando em um produto ao final de sua execução, o Processo na qual é descrito o passo a passo da tarefa para os alunos e como devem se organizar para executa-la, os Recursos que são materiais disponibilizados na WebQuest, através links, hiperlinks, vídeos, hipertextos, textos em pdf etc. para concretização da tarefa proposta, a Avaliação, neste componente indica-se os instrumentos de avaliação da tarefa, permitindo aos alunos conhecerem os critérios de avaliação postos, bem como permite ao professor e aos próprios alunos envolvidos na resolução da tarefa, o conhecimento se ela foi concluída com sucesso, Conclusão, componente que deve apontar o desfecho da investigação e mostrar aos alunos o que eles aprenderam, os encorajando a realizar pesquisas futuras e por fim os Créditos, componente que aponta o material utilizado para formatação da WebQuest.
O docente, mais do que gerenciar as informações disponibilizadas na web, deve buscar atender os objetivos de ensino-aprendizagem, desta forma, é necessário definir a sua estratégia por meio da WebQuest, de maneira que atenda ao que foi proposto, e insira os discentes em um ambiente de aprendizagem que facilite a construção do conhecimento por meio desta metodologia. Com isso, estaremos ampliando a possibilidade de inserção dos discentes em um ambiente de aprendizagem, mediada pelas tecnologias digitais da informação e comunicação, e oportunizando aos docentes de História, explorar diferentes fontes disponíveis na internet.

Portanto, ao usar recursos digitais no ensino de história, o professor deve estar ciente, que estes recursos quando bem aplicados, tornam-se uma estratégia diversificada, podendo facilitar a interatividade, colaboração, a troca de informações e saberes entre os aprendizes, promovendo uma mudança na forma de se ensinar História, uma vez que a geração de “nativos digitais”, cada vez mais, navega na internet acessando diferentes fontes e sites hospedados no ciberespaço.

Nesse sentido, a adoção de diferentes fontes e linguagens no processo de ensino e aprendizagem, em especial as tecnologias digitais de informação e comunicação, por meio da WebQuest, podem constituir fecundo campo para estudos no âmbito do ensino de História, contribuindo para a aproximação e integração da disciplina de História ao cotidiano dos discentes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Logo, presume-se, que pode haver uma dinamização didático-metodológica para o ensino de História quando o aluno, através da intervenção do professor, entrar em contato com a metodologia educacional Webquest, que pode se apresentar como possibilidade e meio para uma aprendizagem colaborativa no ambiente escolar, a fim de potencializar o ensino de História.

Portanto, a utilização dos recursos provenientes da internet no processo de ensino - aprendizagem pode conduzir a uma proximidade real do mundo vivido pelos alunos, dada as amplas possibilidades oferecidas pelas tecnologias digitais a História e ao seu ensino, por meio da infinidade de recursos, informações e fontes disponibilizadas no ciberespaço, sendo necessário reflexões por parte dos docentes e pesquisadores.

Assim, com o uso de WebQuest’s, abre-se a possibilidade de uma nova perspectiva que possa facilitar a prática pedagógica dos docente e a socialização de experiências quanto ao uso das tecnologias digitais na produção e disseminação do conhecimento histórico e no seu ensino, apontando caminhos que levem a diálogos passíveis de reflexão sobre o uso de diferentes fontes e linguagens no processo de ensino e aprendizagem em História, em especial a ferramenta tecnológica educacional WebQuest.

REFERÊNCIAS
Antonio Guanacuy Almeida Moura. Graduado em História pela UESPI, Mestre em Ensino de História. Prof-História – Araguaína/UFT e professor de História da Educação Básica e Tecnológica do IFTO (Instituto Federal do Tocantins).
Jorge Luís de Medeiros Bezerra. Graduado em História pela UFT (Universidade Federal do Tocantins/Porto Nacional), Mestre em Ensino de História. Prof-História/ Araguaína/UFT e professor de História da Educação Básica e Tecnológica do IFTO (Instituto Federal do Tocantins).

ABAR, C.A.A.P.; BARBOSA, L.M. WebQuest: um desafio para o professor. São Paulo: Avercamp, 2008

CERTEAU, Michel de. A operação historiográfica. In: CERTEAU, Michel. A escrita da História. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2007.

DODGE, Bernie. (1995). Webquest: uma técnica para aprendizagem na rede internet.  Disponível em: < https://www.dm.ufscar.br/~jpiton/downloads/artigo_webquest_original_1996_ptbr.pdf >. Acesso em 05/10/2017.

GIOVANNI, Adaiane; HAHN, Fábio André. A WEBQUEST E A EDUCAÇÃO HISTÓRICA: COMO OS ALUNOS APRENDEM HISTÓRIA COM AS NOVAS TECNOLOGIAS?. XIV encontro Regional de História anais eletrônicos 2014. Disponível em:< http://www.erh2014.pr.anpuh.org/anais/2014/262.pdf >. Acesso em 20/08/2016.

MARTINS, Hugo Manuel Oliveira. A WebQuest como recurso para aprender História: um estudo sobre significância histórica com alunos do 5º ano. 2007. 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade do Minho, Braga, Portugal. Disponível em:< http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/7745 > Acesso em 20/08/2016.

MOREIRA, Carla Luísa Santos. A WebQuest na aprendizagem da história e da geografia. 2009. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História e Geografia), Universidade do Minho, Portugal. Disponível em:< https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/57048 >. Acesso em 20/08/2016.

PESCE, M.K & ANDRÉ, M.E.D.A. Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador. Revista Brasileira de pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte, v.04, n.07, p.39-50, jul/dez.2012.



14 comentários:

  1. ola,
    a utilização de WebQuest como metodologia não só atende a demanda dos "nativos digitais" como também estimula que os discentes sejam alunos- pesquisadores. Porque o ensino brasileiro ainda apresenta enorme dificuldades em conciliar tecnologia e ensino aprendizagem?
    Rogéria tavares da Costa

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    1. Rogéria, Boa Tarde! De fato o uso de WebQuest's no ensino estimula o protagonismo dos discentes como sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, facilitando a pesquisa, interação e colaboração. No entanto mesmo com diversos estudos e apontamentos no sentido do uso das tecnologias digitais na educação ainda encontra-se dificuldades quanto a sua incorporação,isso deve-se em grande parte a dificuldade de alguns professores em lidar e incorporar o uso das tecnologias a sua prática docente, sendo um reflexo também da sua formação inicial, além destes fatores cita-se alto custo de instalação e manutenção de equipamentos nas escolas, em algumas realidades o apego a propostas pedagógicas mais tradicionais; esses são alguns fatores que apontamos. Desta maneira percebe-se que a utilização das tecnologias digitais são um grande desafio para a escola e os docentes que queiram adquirir alguma competência e habilidade no tocante ao uso destas, já que é necessário adequar-se as novas demandas socialmente impostas em meio a sociedade da informação. Esperamos ter contemplado seu questionamento e contribuído para reflexão. Abraço fraterno!

      Ass: Antonio Guanacuy Almeida Moura
      Jorge Luís de Medeiros Bezerra

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    2. obrigada pelo esclarecimento,
      uma ferramenta tão importante mas por motivos variados não consegue ser implementada na maioria das escolas. Digo importante porque a nova geração nasce nesse mundo tecnológico, acredito que ter ferramentas de mídias torna tudo mais acessível e intensaste para eles e possivelmente melhoria em seu rendimento escolar.Mas são muitos os desafios, num futuro próximo quem sabe essa relação mude. fico feliz que a experiência com webquest tenha sido positiva!

      obrigada pela atenção

      Rogéria tavares


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  2. Parabéns pela comunicação.
    A minha pergunta versa sobre a prática da metodologia Webquest dentro da sala de aula, se houve, o que os estudantes acharam, qual a perspectiva deles diante desse método? E se teve reação contrário por parte dos pais, coordenação da escola ou colegas de profissão? Desde já, grato!
    Mateus Delalibera

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    1. Mateus, Boa noite! Obrigado pela pergunta. Sim houve aplicação da WebQuest em sala de aula,houve uma boa aceitação em relação ao uso desta, embora a grande maioria desconhecesse essa metodologia, pontuaram que o uso da WebQuest facilitou a compreensão do conteúdo proposto, a interação, colaboração e a pesquisa na internet, destacaram ainda que as aulas ficam mais interessante. Em relação a objeções quanto ao seu uso não houve, a maior dificuldade que enfrentamos foi em relação a oscilação na rede e distribuição do sinal wifi na escola, o que dificultou um pouco o uso da WebQuest, observamos que em dado momento essa oscilação causou uma certa impaciência nos discentes. Ressaltamos que mesmo diante da dificuldade não desistimos e continuamos o que foi bastante desafiador. Que possamos superar sempre os desafios, Abraço fraterno!
      Ass: Antonio Guanacuy Almeida Moura
      Jorge Luís de Medeiros Bezerra

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  3. Caroline de Alencar Barbosa11 de abril de 2019 às 14:40

    Prezados, boa tarde.

    A utilização de recursos digitais é uma excelente ferramenta para abordar o processo que perpassa a crítica de conteúdos digitais por parte dos discentes. O fator que limita práticas tão fantásticas como esta apresentada na sua comunicação é a falta de uma estrutura escolar que possibilite a aplicação de atividades como esta. Qual a sua opinião acerca da elaboração de estratégias para que esses recursos possam ser utilizados dentro dessa limitação?

    Atenciosamente
    Caroline de Alencar Barbosa

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    1. Caroline, Boa Noite! Obrigado pela pergunta.
      Uma das características das tecnologias digitais e que se aplicam as WebQuest’s, é o fato destas atividades desenvolvidas em rede poderem extrapolar o espaço/tempo em sala de aula, possibilitando aos docentes organizarem atividades didáticas que promovam a aprendizagem colaborativa dos alunos não apenas no espaço físico da sala de aula, desta maneira é possível se pensar em estratégias didáticas que possam contemplar o uso de ferramentas digitais que não limitem-se apenas ao espaço escolar, já que hoje, contamos com tecnologias móveis e em rede que nos permitem conectar em todos os espaços ( com quanto haja internet), um exemplo disso é a utilização de aplicativos e smartphones com fins pedagógicos, pois podem auxiliar e torna-se uteis nas aulas e no ensino de História, já que o diálogo com os alunos ao toque da tela do smartphone, pode possibilitar o acesso ao ciberespaço em um processo de ubiquidade, possibilitando romper possíveis dificuldades apresentadas no espaço escolar, uma outra alternativa que pode-se apresentar como possibilidade é a utilização de recursos didáticos digitais Offline. Dessa forma acreditamos superar pelo menos em parte alguns entraves que ainda dificultam o uso de recursos digitais no espaço escolar. Abraço fraterno!

      Ass: Antonio Guanacuy Almeida Moura
      Jorge Luís de Medeiros Bezerra

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  4. Antonio, parabéns pela comunicação.

    Como professora de história, sempre procurei aliar o uso das tecnologias às minhas aulas. Uma estratégia que deu muito certo comigo foi criar uma página no Facebook, dentro desta postar tópicos e abrir para discussão entre os alunos, como se fosse um fórum da EAD. Também já trabalhei com blogs, mas, enfim, o que quero ressaltar é que acredito muito na tecnologia como nossa aliada no Ensino de História. No entanto, em todas as minhas experiências enfrentei problemas com relação à conexão da internet na escola. Em sua vivência, você passou por esse desafio? Como superou?

    Vânia Cristina da Silva.

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    1. Vânia, boa noite! bem interessante suas colocações. Sim já passei por essa situação em relação a conexão com a internet, infelizmente é um problema ao que me parece ainda bastante comum nas escolas brasileiras, porém sempre busquei alternativas para enfrentar essa dificuldade, uma sugestão é buscar recursos pedagógicos digitais que possam extrapolar o espaço/tempo da sala de aula, assim é possível " driblar" essa realidade, a exemplo disso cito aqui o moodlle, onde é possível disponibilizar materiais didáticos, realizar fórum, postar vídeos e etc. para os discentes.

      Ass: Antonio Guanacuy Almeida Moura
      Jorge Luís de Medeiros Bezerra

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