Douglas Tacone Pastrello


Pós-guerra em sala – memória e cinema a partir do filme ‘Rapsódia em Agosto’(1991) de Akira Kurosawa

Introdução
A utilização de fontes cinematográficas para pesquisa em História se da como algo relativamente recente, as aplicações delas em sala ainda são incertas, assim sendo busca-se trazer dinamismo a sala de aula e ao conhecimento histórico dos alunos ao aplicar o uso de tecnologias - tais como o cinema – em sala.

Como Marcos Napolitano(2011) descreve, é preciso entender que o cinema já faz parte do cotidiano dos alunos, no caso de alunos de ensino médio é necessário, também, compreender que muitas vezes essa faixa etária é influenciada diretamente pelo cinema, tal como outras mídias, logo a aplicação do cinema em sala torna-se uma ferramenta poderosa para criar uma ponte de diálogo com o jovem.

Entretanto o filme não fala por si só e o aluno – que muitas vezes é acostumado a assistir ao filme passivamente – não são capazes de problematizarem entre si, é preciso que aja a intervenção do professor como mediador entre o aluno-filme, para que o filme seja problematizado da maneira correta. O cinema em sala não deve ser mero fator estético, suporte da aula, ele pode ser utilizado como ilustração de um determinado período histórico, ou falas arcaicas através de uma interpretação cênica dos atores, porém seu poder de problematização de temas históricos, sociológicos e culturais deve ser explorado, considerando que o aluno vê apenas ao filme e não o cinema.
O professor enquanto mediador deve pré-analisar o filme, problematiza-lo para si e definir se é possível passar a película completa – ideal para compreensão da obra como um todo – ou devido ao tempo escasso apenas recortes serão possíveis, e como Circe Bittencourt(2008) pontua, ver se o debate proporcionado pelo filme é adequado para a idade alvo dos estudantes. Nas duas opções a analise deve ser feita antecipadamente pelo professor, a exemplo do método proposto por Marcos Napolitano(2005), separar o filme em, quadros, cortes de plano e sequências, estabelecer a relação entre a construção do cenário, figurino, atuação das personagens e o contexto geral do filme, assim como destrinchar as entrelinhas do filme, desta forma ele será apto a conduzir a discussão proposta com qualidade.
Cinema, memória e o ensino
A questão da memória é um dos aspectos mais relevantes para a História e deve ser também na sala de aula da disciplina, o uso do cinema para entrelaçar ambos pode vir a ser uma ótima ferramenta didática, quando bem aplicada.
Um tópico chave a ser explorado é a Segunda Guerra Mundial, que para além da narrativa pronta inserida nos livros didáticos tem muitas questões para serem pontuadas, como a questão da memória japonesa no pós-guerra, que pode ser explorada no ensino médio a partir da película ‘Rapsódia em Agosto’(1991) do diretor japonês Akira Kurosawa.

O filme se passa no Japão da década de 90, centralizando em torno da questão de memória e imaginário nuclear em Nagasaki, passando por três gerações distintas de personagens que contrapõe o Japão antes e pós-guerra : uma velha senhora chamada Kane, que perdeu o marido em 1945 na explosão da bomba em Nagasaki, os filhos da senhora, os netos dela – respectivamente 2º e 3º geração – e um nipo-americano, sobrinho de Kane.O filme passa no desenrolar da visita dos quatro netos a sua avó Kane, nascidos após o milagre econômico japonês, enquanto os pais deles vão visitar um suposto irmão de Kane que reestabeleceu contato recentemente do Havaí. O ambiente rural e simplista da avó dos garotos não agradaria nem um pouco a eles e assim que possível eles escapam para o ambiente urbano, chegando a entrar em contato com o local onde seu avô teria falecido com a explosão da bomba nuclear.

Sendo que aos poucos eles começam a criar respeito às memórias e a pessoa de sua avó enquanto é produzida uma retomada da narrativa de vitimização contra a narrativa de guerra (bombas necessárias para o fim da guerra), partindo da avó que representa o antes da guerra, a segunda geração representando a primeira geração pós-guerra que supostamente teria sido seduzida pela “supremacia americana” enquanto a terceira geração (dos netos) é marcada por uma geração da sociedade de consumo.

Os conceitos principais a serem trabalhados previamente serão o de Memória, proposto por Michael Pollak(1989) e utilizando-se da obra de Yoshikuni Igarashi(2011), além do conceito de “lugar de memória” proposto por  Pierre Nora(1993); Em referência ao quadro político-sociocultural do Japão durante a guerra será feito com base em Ruth Benedict(1997).


Pollak diz que a memória parte de indicadores empíricos (lugar de memória) que somados a criação de um discurso produzem pontos temporais na memória de um grupo que baseado nas estruturas hierárquicas desse grupo o diferencia dos demais e reforça sua própria fronteira sociocultural.

É necessário discernir o que a memória individual e memória coletiva para o presente trabalho – respectivamente – seria a memória produzida de acordo as com as experiências individuais de alguém frente aos acontecimentos históricos não só do indivíduo, mas como também de seu ambiente social que não necessariamente pode influenciar ou ser influenciada pela memória coletiva. A memória coletiva seria a memória de massa produzida por discursos e narrativas oficiais que tendem a silenciar na maioria das vezes essa memória individual. Vale ressaltar também que para Pollak(1989) a memória não precisa necessariamente ser evidenciada, o silencio não é o esquecimento dela, mas sim uma das formas de resistência de uma memória reprimida sobre os discursos oficiais.

Igarashi também trabalha sobre o conceito de memória, mais especificamente – partindo do título de seu livro – Corpos da Memória(2011), cujo conceito envolve japoneses sobreviventes da guerra que se veem em um mundo de ruínas do pós-guerra e seus corpos seriam uma das poucas coisas restantes do período de guerra, passando a assim a considera-los como portadores de uma memória envolvente que entra em conflito com as narrativas que estavam a ser produzidas neste pós guerra, refletindo este conceito através da personagem Kane, do filme, que também é uma sobrevivente.

Para problematização do filme torna-se também necessário compreender o Japão de antes e o Japão do pós-guerra, Ruth Benedict(1997) escreve sobre a questão da cultura da honra na sociedade nipônica e como os japoneses agem em conformidade a esta.

Para o conceito de lugar de memória, partindo então da conceituação de Pierre Nora (1993), entenderemos que o filme é um lugar de memória, pois, como afirmado pelo autor, ele é intencional e desperta no espectador um imaginário também intencional enquanto simultaneamente representa um coletivo – e também simultaneamente representa cada indivíduo envolto de sua aura histórica. O filme enquanto lugar de memória reconstrói um Japão já não mais acessível, coloca em xeque o status quo da realidade na medida que propõe ser um marco do imaginário do caos no pós-guerra nipônico. 

Durante a aula o professor deve tomar cuidado para não bombardear os alunos com os conceitos a partir do filme, mas é possível que se explique as questões da memória, da cultura da honra com a memória de dor que o filme tenta explicitar através da personagem de Kane. O professor deve agir como mediador neste contexto e buscar formas de elucidar essas problemáticas especificas com a turma em que a atividade for aplicada, além de estabelecer os critérios dentro do período de tempo proposto.

As discussões podem tomar forma através dos questionamentos gerados pelo filme, seja a tristeza que Kane traz sobre o conflito, os netos que se enfurecem com os Estados Unidos ao conhecerem as memórias da avó, os filhos de Kane que de certa forma sentem vergonha do passado Imperial do Japão ou com o nipo-americano Clark que carrega a culpa das bombas atômicas.

A atividade proposta acima foi veiculada em uma oficina extra curricular com alunos de ensino médio(faixa etária de 15 a 17 anos) de uma determinada escola particular em Arapongas, com o tempo de aproximadamente pouco mais de três horas, com o filme e cerca de uma hora e meia de discussão sobre o filme no formato aula oficina proposto por Isabel Barca(2004), em que o professor molda e guia a discussão a partir dos alunos e suas respostas.

Considerações finais

O uso das novas mídias como fonte documental na História e seus usos em salas de aula devem ser encorajados, uma vez que ainda sofrem muito preconceito com sua utilização, cabe ao professor aprender a manusear a ferramenta e utiliza-la de acordo com as necessidades.

Ainda que as novas fontes sejam tentadoras aos olhos dos mais jovens, é, também, preciso certo cuidado ao utiliza-las em aula, ao considerarmos que elas devem ser devidamente pré-trabalhadas pelo professor, para que este esteja apto a conduzir a investigação proposta e ela não se torna apenas uma ilustração da aula, além de apresentar detalhadamente as ideias contidas na obra que colaboram para a aula proposta.

Considera-se, ainda, que apresentar conceitos em sala de aula possa ser encorajado, eles podem ser apresentados de maneiras mais ligadas ao cotidiano dos alunos, levando em consideração a experiência individual-social do público alvo. Ao apresentarmos o conceito de ‘lugar de memória’ – por exemplo – podemos relacionar com monumentos locais, que estão na realidade dos alunos, nos quais os marcos fundadores, muito presentes em cidades menores são de amplo conhecimento; lembrando os alunos do significado destes monumentos e que narrativa eles carregam consigo.

O professor também tem de considerar que os alunos não  necessariamente carregam a mesma ideia ou opinião que o professor carrega consigo sobre determinados temas sociais e políticos que as películas podem vir a apresentar; neste caso o professor deve tomar cuidado para não se portar como “detentor da narrativa verdadeira”, estimular o debate de ideias diferentes e promover uma discussão saudável.

Por fim, o desafio do tempo e de cumprir os objetivos estabelecidos pela escola são reais, dificultam aulas fora do padrão clássico na realidade brasileira, mas com um bom planejamento antecipado o professor deve ser capaz de aplicar seu trabalho.

Referências
Douglas Pastrello especialista em filosofia e mestrando em história política pela UEM, com ênfase na história recente do Japão e análise de fontes cinematográficas.
1.
Rapsódia em agosto. Direção: Akira Kurosawa. Produtor: Hisao Kurosawa. Roteiro: Akira Kurosawa. Japão: Shochiku Films Ltd. Distribuidora: Shochiku Films Ltd. 1991. DVD(98min): sonoro, cores, legendado. Port/Inglês.

2.
BARCA, Isabel. Aula Oficina: do Projeto à Avaliação. In: Para uma educação de qualidade: Atas da Quarta Jornada de Educação Histórica. Braga, Centro de Investigação em Educação (CIED)/ Instituto de Educação e Psicologia,Universidadedo Minho, 2004, p. 131 – 144.

BENEDICT, Ruth. O crisântemo e a espada: Padrões da Cultura Japonesa. São Paulo: Perspectiva, 1997.

BITTENCOURT, Circe M.F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

IGARASHI, Yoshikuni. Corpos da memória: Narrativas do pós-guerra na cultura japonesa (1945-1970) Tradução deMarco Souza e Marcela Canizo. São Paulo: Annablume, 2011.

NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais: a História depois do papel. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 235-289.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Editora contexto. 2011.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n.10, dez. 1993, p.7-28

NOVIELLI, Maria Roberta. História do cinema japonês. Brasília: Editora UNB, 2007.POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n.3, 1989, p. 3-15.

SAKURAI, Célia. Os japoneses. São Paulo: Contexto, 2011.


4 comentários:

  1. Douglas, não apenas a temática que você escolheu é essencial, mas a sua opção fílmica, Rapsódia em Agosto, é impecável. Cada vez mais a escola pode se transformar num espaço de educação no sentido mais amplo, no qual o professor ensina história e apresenta Kurosawa ao aluno. Tenho algumas dúvidas: como você imagina a aula em si? Já elaborou um plano de aula? Quais os objetivos dessa lição? Quais as limitações (técnicas, ideológicas, políticas) que você vislumbra para sua proposta?

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    1. A aula poderia ser inserida em um intermedio após o tópico da Segunda Guerra Mundial e deveria ser feita pensando em três momento: primeiro uma introdução ao filme e quais são os elementos pertinentes da narrativa, um segundo composto pelo vislumbre do filme e o terceiro momento de discussão em sala.

      No primeiro seria importante que o professor frizasse a importância que o filme carrega na questão da memória, simultaneamente elucidando brevemente aos alunos o que seria isso e o que ele representa.
      O filme de preferência exibido na integra, caso não for possível cabe ao professor escolher os recortes pertinentes.
      No terceiro momento seria a discussão sobre, cabendo levantar as questão da história de narrativa única, questões das consequências da guerra na guerra fria para além do maniqueismo socialismo x capitalismo;
      penso que os objetivos principais tornam-se confrontar a ideia de uma narrativa única(ou dos vencedores) e demonstrar que o apaziguamento que o Japão sofreu no pós-guerra tem suas consequências traumaticas, inclusive em civis que nada estavam relacionados com a violência do Império japonês.
      Entre as limitações imagino que sejam, primeiro de tempo, segundo que poderá haver um confronto ideológico com o conhecimento prévio dos alunos sobre a "necessidade do uso da bomba atômica" e a questão da "crueldade japonesa na guerra", que considerando o momento político que nos encontramos essa atividade pode vir a transparecer como "anti-americana" embora não a seja, o que também torna esta atividade cada vez mais necessária para evitar os perigos de uma História única.

      Douglas Tacone Pastrello

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    2. Eu também pensei na variável "tempo" como primeiro obstáculo ao seu projeto. Seria possível articular mais tempo didático? Talvez fazer um projeto integrado com o professor de outra disciplina, para assim poder passar o filme inteiro? Na sua escola há espaço para esse trabalho transdisciplinar?

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    3. Na escola em que trabalho, houve/há essa possibilidade, creio que cada escola teria sua propria realidade para buscar soluções quanto a aplicabilidade da ideia. Vejo que uma forma efetiva de solucionar isso seria buscar uma interdisciplinariedade entre as humanidades(geografia, sociologia)

      Douglas Tacone Pastrello

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