(RE)
VISITANDO O YOUTUBE: A PRESENÇA DOS POVOS ORIGINÁRIOS NA PLATAFORMA
Apresentação
Indiferentemente
se você o ama ou o odeia, o YouTube está cada vez mais presente no cotidiano
dos/as nossos/as jovens. Ainda que outros serviços de streaming estejam em ascensão, o YouTube já tem lugar garantido no
dia-a-dia, e nos celulares, não só dos/as estudantes, mas também dos/as
professores/as. Com o aparelho celular sempre por perto, o acesso é inevitável.
Seja por entretenimento, para aprender a fazer algo por conta própria, para se
informar sobre algum assunto, ou ainda sem um motivo aparente, nos deparamos
com o aplicativo ou com o site aberto e os vídeos em reprodução (algumas vezes
os assistimos na página inicial, de maneira acidental, nem clicamos sobre o
vídeo para visitarmos o canal).
Portanto,
é certo que o YouTube já compõe o cenário da mídia de massa, sendo uma força a
ser levada em consideração [BURGESS; GREEN, 2009]. Ainda que seu apreço pela plataforma
seja bem pouco, ou nenhum, é necessário reconhecer que os/as estudantes estão
em permanente contato com ele, por muito mais tempo do quê interagem com nossas
aulas. Logo, a depender do conteúdo absorvido por eles/as alguns obstáculos
podem ser colocados entre o/a educando/a, a matéria ensinada, a disciplina, e
o/a professor/a.
Desta
maneira indicamos que não é nossa pretensão defender a plataforma ou a livre
produção de vídeos, esclareçemos que tão pouco nos interessa depreciar os mesmos.
Neste trabalho lhe convidamos a repensar a utilização do YouTube nas aulas de
História, sobretudo no ensino da história indígena brasileira e temas
transversais que tangenciem a causa. Creio que a resistência que ainda
encontramos em trabalhar com a plataforma sejam parecidas a que, outrora, a
televisão e o cinema enfrentaram. Nestes dois casos, é fato que não se trata
mais de um assunto tão polêmico para se abordar com os professores/as.
Há
tempos já não é mais novidade o emprego do audiovisual para trabalhar
diferentes conteúdos, nas diversas disciplinas na escola. Em alguns casos, o
audiovisual assume o compromisso de educar e dispensa a sala de aula, como
aconteceu com o Telecurso, e acontece com a Educação a Distância, que já oferta
a modalidade totalmente online, dispensado, em alguns casos, o educando de
comparecer aos pólos para realização de quaisquer atividades. Nos dois
exemplos, os vídeos são parte essencial para a construção do material didático
que é disponibilizado aos/às estudantes.
Se
você ainda não utilizou nenhum destes recursos em sala de aula - considerando não
apenas a resistência, mas até mesmo a ausência de
equipamentos/laboratório/internet nas escolas - talvez seu currículo conte com
alguma formação à distância, momento em que você teve acesso direto à
utilização do audiovisual. Ainda sim, caso essa aproximação ainda não tenha
acontecido, esperamos que este trabalho lhe ajude a repensar e criar
oportunidades de utilização.
Para
isso, o texto foi pensado em três etapas. Com a expectativa de caminhar junto
ao/à educador/a em direção a este recurso, discute-se as “Juventudes
na Cena: a presença nas mídias digitais”. Nesta seção, é introduzida a noção de
aldeias digitais, os ambientes em que os/as jovens indígenas se interagem para se
aproximar de outros/as e compartilhar seus saberes e fazeres. Seguido por “YouTube: ambiente visitado, mas pouco explorado”, nesta
etapa buscamos apresentar aos/as profissionais que ainda sustentam alguma resistência
ao uso da plataforma, que se trata de um espaço de disputa de poder. Enquanto
não fazemos a utilização do ciberambiente para estabelecer discussões e
relações de aprendizagem, outros assumem essa posição, e nem sempre a serviço
de uma educação de qualidade e humanitária. Na terceira etapa, “Youtubers
Indígenas: alguns canais brasileiros”, finalmente, os jovens que produzem
conteúdos sobre ser indígena são apresentados neste trabalho, possibilitando
pensar novas proposta para utilização em a sala de aula.
Juventudes
na Cena: a presença nas mídias digitais
A internet possibilita a aproximação e
interação entre pessoas e grupos que antes estavam distantes; permite também a
criação de novas organizações e mídias alternativas. Nesta aldeia global,
diferentes nações se reúnem e se expressam no Youtube, Facebook e em blogs,
dando inicio a outras “[...]
pequenas aldeias, as tekoas Guarani mbýa, [que] ganham o mundo com sua cultura,
história e lutas, políticas e sociais” [SCHIFFLER; NATHANAILIDIS, 2017, p.6].
Mas estas aldeias não recebem visitas apenas de indígenas, disponibilizam
conteúdos publicamente e convidam os “jurua kuery” (não índios) a se aproximar
e conhecer a cultura nativa do Brasil [SCHIFFLER; NATHANAILIDIS, 2017].
Ao
utilizar o termo “tekoa”, as autoras recorreram ao trabalho de Maria Inês
Ladeira (2000) que ao investigar as “comunidades Guarani da Barragem e do
Krukutu e a linha de Transmissão de 750kv Itaberá – Tijuco Preto III”
identificou que:
“Tekoa
seria, pois, o lugar onde existem as condições de se exercer o ‘modo de ser’
Guarani. Podemos qualificar o tekoa como o lugar que reúne condições físicas
(geográficas e ecológicas) e estratégias que permitem compor, a partir de uma
família extensa com chefia espiritual própria, um espaço político-social
fundamentado na religião e na agricultura de subsistência. Para que se
desenvolvam relações de reciprocidade entre os diversos tekoa Mbya é preciso, pois,
que estes, em seu conjunto, apresentem certas constantes ambientais que
permitam aos Mbya exercerem seu ‘modo de ser’ e aplicar suas regras sociais”
[LADEIRA, 2000, p. 14].
Portanto,
o termo tekoa demarca o lugar em que os povos Guarani podem exercer seu “modo
de ser”. Também marca [...] o conflito cotidiano das comunidades indígenas, que
são originários da terra, mas são tratados como estrangeiros e invasores, a
começar por sua constituição discursiva híbrida. [SCHIFFLER; NATHANAILIDIS,
2017, p.6]. Logo, tekoa é uma expressão que abriga em si o modo de ser das
comunidades, considerando a organização social, religiosa e familiar, com olhar
atento ao meio ambiente.
Extrapolando
as tekoas locais, a internet permitiu a criação de uma “aldeia global”
[SCHIFFLER; NATHANAILIDIS, 2017] que une diversas etnias em lutas comuns. É por
meio deste movimento que são convocados atos públicos, como, por exemplo,
“[...] o caso da Greve Geral do dia 28 de abril de 2017; e a denúncia dos
diversos casos de genocído das populações indígenas, como o [...] ataque à
população Gamela e a perseguição aos povos Guarani Kaiowa [...]". (SCHIFFLER;
NATHANAILIDIS, 2017, p. 7), também são criados canais no YouTube, perfis e
páginas em outras redes sociais, etc.
O
ambiente virtual propicia a integração de qualquer etnia, de diferentes partes
do Brasil e do mundo, gerando novas formas de pensar os/as indígenas na
atualidade [SCHIFFLER; NATHANAILIDIS, 2017]. Neste sentido, a internet auxilia
na divulgação – e em alguns casos, no acesso – de obras literárias, programas
de preservação do ecossistema e de educação ambiental [SCHIFFLER;
NATHANAILIDIS, 2017]; também possibilita a oferta e vendas de biojoias, além de
divulgar os eventos nas aldeias e convidar os parentes distantes e os
não-indígenas a participar.
Pelas
mídias – sobretudo a internet, mas não só – é possível projetar muitas ações e
saberes das aldeias para o mundo dos não indígenas, mas também ocorre a relação
inversa. Os indígenas acessam novas e diferentes versões de informações, todas
disponíveis na rede. É esse contato
entre os dois mundos que vai ressignificando a identidade contemporânea dos
povos nativos. Cientes que já não são mais como os indígenas, por vezes, representados
nos livros de história.
YouTube: ambiente visitado, mas
pouco explorado
Sem
muito alarde, em junho de 2005, o site YouTube foi lançado. Fundado por três
ex-funcionários de um site de pagamentos on-line, Chad Hurley, Steve Chen e
Jawed Karim, antes mesmo de ser uma plataforma para vídeos caseiros, a proposta
era ser um site romântico, ideia que foi facilmente substituída pela que
conhecemos hoje, diante das oportunidades de alavancar essa proposta em
detrimento do site de relacionamentos.
A
proposta do YouTube, embora original, não foi exclusiva: “o YouTube era um
entre os vários serviços concorrentes que tentavam eliminar as barreiras
técnicas para maior compartilhamento de vídeos na internet” [BURGESS; GREEN,
2009, p. 17]. A interface simples e integrada deste site é desde o seu inicio o
diferencial entre os concorrentes. A praticidade em fazer upload dos vídeos para plataforma, em publicá-los nos perfis
pessoais (chamados de canais), em assistir os que interessam ao/a usuário/a, e
poder favoritar e compartilhar com os/as amigos/as é, até hoje, um dos
atrativos do Youtube. Por outro lado em termos de qualidade dos vídeos, existem
alguns que se interessem por outros sites, como o Vimeo (que possui uma versão
de contas pagas), mas não se mostra tão popular quanto o Youtube. Para os
vídeos em streaming, embora não exija
“[...] altos níveis de conhecimento técnico e dentro das restrições
tecnológicas dos programas de navegação padrão e da relativamente modesta
largura de banda” [BURGESS; GREEN, 2009, p. 17] se mostra entre os nomes que
oferece o serviço, porém tem perdido espaço para sites especializados nessa
modalidade, muitas plataformas compram espaço e divulgam suas marcas nos
anúncios do próprio YouTube.
Seus
colaboradores produzem conteúdos, obedecendo às regras da plataforma, e possuem
direitos autorais sobre o que gravam. Cada participante tem os seus propósitos
para gravar seus vídeos, que, por sua vez, darão forma ao seu canal. Como já
mencionado, os vídeos do YouTube já fazem parte do cotidiano de todos/as que
navegam na internet, portanto esse conteúdo não está depositado em espaços tão
distantes de nós, existe a interação constante com conteúdos que estão a
serviço e ao desserviço da informação, por isso:
“Assim
como milhões de outras pessoas, nós mesmos usamos o YouTube desse modo –
assistimos vídeos depois que os encontramos por acaso em blogs ou clicamos nos
links enviados por amigos para nossos e-mails, passando-os adiante para outros”
[BURGESS; GREEN, 2009, p. 26].
Em
tempos de discussões, publicações e sérias consequências devido as fake news o site também sofre com esses
usos indevidos. Seja pelos abusos em palavras-chave para ampliar as
possibilidades de busca, muitas vezes sem relação real com o conteúdo
produzido, ou pelos vídeos produzidos com evidente ausência de compromisso, em
ambos os casos a intenção está em ser assistido pelo maior número de pessoas.
Ao passo que também existem os bons conteúdos, equipes jornalísticas que se
envolvem no processo e educadores que ensinam através de seus canais, neste
sentido:
“Ao
permitir que o usuário possa criar e compartilhar vídeos, o YouTube estabelece
diversas naturezas de intenção. Alguns utilizam da ferramenta para promoção
pessoal, outros como instrumento de entretenimento, divulgação de conteúdo sem
fins lucrativos” [BISPO, BARROS, 2016, p. 865].
Logo,
trata-se de um ambiente em que é preciso garimpar as produções, conhecê-las e
verificar a capacidade educativa, diante das perguntas e objetivos que o
conteúdo precisará atender para a melhor condução das aulas, assim como é feito com qualquer fonte [BISPO,
BARROS, 2016]. Ainda sim, seja pela acessibilidade, pelos conteúdos
disponibilizados, ou por outros fatores, sabe-se que o YouTube é um site conhecido
e reconhecido pelos/as jovens brasileiros/as que frequentemente acessam a
internet. Entendemos também a capacidade educativa que emerge deste
ciberambiente e que se não for aproveitada pelos educadores, pode ser
utilizada, sob o mesmo pretexto, pelos influenciadores digitais.
Nesta
direção apresentamos alguns números de inscritos e visualizações dos conteúdos
de alguns canais. Inicialmente, o “Youtube Edu” (o canal pode ser acessado pelo
link: <https://www.youtube.com/channel/
UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg/about>) trazendo em sua descrição o seguinte convite:
UCs_n045yHUiC-CR2s8AjIwg/about>) trazendo em sua descrição o seguinte convite:
“Se
você estiver fazendo uma pesquisa para um projeto, precisando de ajuda em sua
tarefa escolar ou apenas querendo aprender algo novo, o YouTube Edu é o seu
lugar! Se você é professor, no YouTube Edu você poderá submeter suas videoaulas
para publicação, ou ainda escolher outras aulas para utilizar com seus alunos!
O projeto é uma parceria entre a Fundação Lemann e o Google, para a criação de
uma página exclusiva do YouTube, na qual professores, gestores e alunos podem
encontrar conteúdos educacionais gratuitos e de qualidade, em Português. A
curadoria dos vídeos foi feita por professores especialistas e altamente
capacitados, selecionados e coordenados pela Fundação Lemann. Atualmente, os
conteúdos disponíveis são voltados para os níveis de Ensino Fundamental e
Ensino Médio, englobando as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa,
Matemática, Ciências (Química, Física e Biologia), História, Geografia, Língua
Espanhola e Língua Inglesa” (YOUTUBE, acesso em 12 fev. 2019).
Sem
entrar em questões de mercantilização e posicionamento ideológico, propõe-se
fazer conhecida a ausência de conteúdo educativo no canal, entre as disciplinas
com poucas aulas está a de História. Em um vídeo promocional, um youtuber,
famoso por fazer experimentos científicos em seu canal, faz o convite aos
professores, em especial aos de História, Geografia e Português a conhecerem o
canal. Mesmo assim, embora tenha
iniciado suas atividades em outubro de 2013, conta com 355.371 inscritos no
canal e soma 21.408.804 visualizações em 07 de março
de 2019, às 14h58.
De
outro lado, na mesma data e próximo ao mesmo horário foram visitados outros
canais, estes responsáveis por informações controversas e/ou de ataque direto
aos profissionais da educação, disciplinas e conteúdos, outra característica
comum e o foco no público jovem, sendo eles: “Nando Moura” (o canal pode ser
acessado pelo link: <https://www.youtube.com/user/
MrNandomoura101/about>) conta com 3.157.058 inscritos e 642,090,749 visualizações desde seu inicio em setembro de 2011; o canal “Olavo de Carvalho” (o canal pode ser acessado pelo link: <https://www.youtube.com/user/olavodeca/about>) possui em um dos canais atribuído a ele 648.232 inscritos e 21,474,764 visualizações no YouTube, desde julho de 2007, lembrando que o mesmo interage em outras plataformas e cursos particulares; o canal “Mamãe, falei.” (o canal pode ser acessado pelo link: <https://www.youtube.com/channel/UCkSjy-IOEq-eMtarZl2uH1Q/about>), surgiu em maio de 2015, já acumula 2.523.355 inscritos e 246,368,518 visualizações, neste curto período sua influência, expressa nestes números, abriu caminho para a eleição, do dono do canal, a deputado estadual (DEM-SP), em 2018; e, por último, o canal “MBL – Movimento Brasil Livre” (o canal pode ser acessado pelo link: <https://www.youtube.com/channel/UC8QAdpiEWAOg3AOCCFDCOYw/about>), somando 1.470.380 inscritos e 174,850,263, acumuladas desde outubro de 2014, também possui vários integrantes eleitos em cargos públicos nas últimas eleições.
MrNandomoura101/about>) conta com 3.157.058 inscritos e 642,090,749 visualizações desde seu inicio em setembro de 2011; o canal “Olavo de Carvalho” (o canal pode ser acessado pelo link: <https://www.youtube.com/user/olavodeca/about>) possui em um dos canais atribuído a ele 648.232 inscritos e 21,474,764 visualizações no YouTube, desde julho de 2007, lembrando que o mesmo interage em outras plataformas e cursos particulares; o canal “Mamãe, falei.” (o canal pode ser acessado pelo link: <https://www.youtube.com/channel/UCkSjy-IOEq-eMtarZl2uH1Q/about>), surgiu em maio de 2015, já acumula 2.523.355 inscritos e 246,368,518 visualizações, neste curto período sua influência, expressa nestes números, abriu caminho para a eleição, do dono do canal, a deputado estadual (DEM-SP), em 2018; e, por último, o canal “MBL – Movimento Brasil Livre” (o canal pode ser acessado pelo link: <https://www.youtube.com/channel/UC8QAdpiEWAOg3AOCCFDCOYw/about>), somando 1.470.380 inscritos e 174,850,263, acumuladas desde outubro de 2014, também possui vários integrantes eleitos em cargos públicos nas últimas eleições.
Como
não é do interesse deste trabalho analisar a influência destes canais sobre
os/as jovens, não estenderemos esta discussão, nem atacaremos nenhum dos canais
apresentados, busca-se suscitar a reflexão nos educadores/as sobre o uso que deixamos
de fazer e que simultaneamente está sendo feito em desserviço da nossa atuação.
Nós, docentes, estamos diante de uma ferramenta que precisamos aprender a
utilizar, até para uma questão de defesa, para minimizarmos os estragos
causados às disciplinas, aos conteúdos e à carreira docente.
Youtubers Indígenas: alguns canais brasileiros
Por
ser extensa a lista de youtubers e canais indígenas, optamos por elencar apenas
cinco canais que oportunizassem um leque de possibilidades a esta proposta. A seguir,
as propostas dos canais serão resumidamente apresentadas, contendo entre
parênteses, o link para acesso ao canal.
Denilson
Baniwa (<https://www.youtube.com/user/DBaniwa>),
publicitário e um dos fundadores da Rádio Yandê (web rádio indígena). Em seu
canal, o youtuber produz diferentes conteúdos: vlogs sobre o dia-a-dia,
recomendações de leitura, discute assuntos políticos, divulga eventos indígenas
a serem realizados, aborda a arte indígena (tanto a tradicional, quanto a
urbana), também posta entrevista e vídeos sobre a programação da rádio. Com
diferentes propostas de conteúdos e vídeos que variam desde segundos até pouco
mais de meia hora, Denilson Baniwa acumula 36 vídeos públicos que podem ser
assistidos e empregados em diferentes formatos de aulas.
A
partir do slogan “cultura indígena
contemporânea em vídeo”, o xavante com descendência guarani, Cristian Wariu
Tseremey'wa (<https://www.youtube.com/channel/UCZFj_5-VLQRddUKouwCSpbA/featu
red>), já produziu quase uma hora e quinze minutos em 11 vídeos, assim como os mais populares da plataforma, são vídeos curtos, com boa fotografia e áudio, além da edição. São poucos os cliques de distâncias até o canal Wariu, onde pode conhecer sobre as etapas da vida xavante, os ritos de passagem e os significados de pinturas indígenas. Também são desmistificados/desmentidos alguns estereótipos que os não indígenas sustentam há muito tempo, desde o próprio termo “índio” até a utilização de tecnologias digitais, urbanidade e ensino superior na vida dos indígenas.
red>), já produziu quase uma hora e quinze minutos em 11 vídeos, assim como os mais populares da plataforma, são vídeos curtos, com boa fotografia e áudio, além da edição. São poucos os cliques de distâncias até o canal Wariu, onde pode conhecer sobre as etapas da vida xavante, os ritos de passagem e os significados de pinturas indígenas. Também são desmistificados/desmentidos alguns estereótipos que os não indígenas sustentam há muito tempo, desde o próprio termo “índio” até a utilização de tecnologias digitais, urbanidade e ensino superior na vida dos indígenas.
A
sexualidade é o mote do canal “Papo de Índio” (<https://www.youtube.com/channel/UCWriFAMXl_vsDJTR7LRKaFQ/featured>).
Em mais de uma hora de vídeos o bissexual, indígena, pai, liderança e estudante
(como ele mesmo se apresenta no primeiro vídeo do canal), Jefferson Niotxarú
Pataxó, entrevista jovens indígenas de diferentes etnias – como a Boe Bororo, a
Chiquitano e a Tupinambá – para conversar sobre ser indígena LGBT no Brasil.
Os 99 vídeos do canal “Índia Atualizada” (<https://www.youtube.
com/user/angelica14mix/featured>) apresentam especialmente as
músicas e danças do povo Anacé. Com foco em divulgar a
cultura de sua etnia, Angélica Anacé tem a maioria dos vídeos postados sobre a
sua comunidade, porém também encontramos alguns em que indígenas de outras
etnias são convidados a conversar ou divulgar eventos no canal. O canal ainda
conta com vlogs sobre o próprio carro e viagem que ela faz com a família, e
também a prática de jogos e esportes, indígenas ou não.
As
pinturas corporais estão presentes e recebem destaque nos conteúdos do youtuber
indígena Benicio Pitaguary. Treze dos sessenta vídeos que possui em seu canal (<https://www.youtube.com/channel/UCMde3zcWeL
RiPRmeV1fOB5Q/featured>) ressaltam a importância que a pintura e o Jenipapo tem para ele e seu povo. Os outros vídeos vão ao encontro de músicas e danças, lugares que foram visitados pelo youtuber, participações em congressos, e entrevistas a indígenas de outras etnias.
RiPRmeV1fOB5Q/featured>) ressaltam a importância que a pintura e o Jenipapo tem para ele e seu povo. Os outros vídeos vão ao encontro de músicas e danças, lugares que foram visitados pelo youtuber, participações em congressos, e entrevistas a indígenas de outras etnias.
O
acervo apresentado conta com mais de 200 vídeos produzidos e postados por cinco
youtubers indígenas que tratam de assuntos variados. Os conteúdos abordam desde
o dia-a-dia dos/as proprietários/as do canal até os ritos de passagem do povo
xavante, por exemplo. Com linguagem e temas voltados para os/as jovens,
questões como tecnologia, a vida na cidade e sexualidade são recorrentes nos
canais. Há também a preocupação em esclarecer alguns estereótipos, com interesse
em combatê-los, e propiciar novas percepções e aproximações dos povos
originários. Cabe a nós educadores/as pensarmos em sua utilização, assim como
já fizemos com o Cinema, com as HQ’s, com os jogos, etc. Criar oportunidades
para utilizar o YouTube em sala de aula é uma possibilidade pouco explorada,
seja para educar a partir de um vídeo ou para desmistificar aquilo que
influenciadores entregam aos/as nossos/as alunos/as.
REFERÊNCIAS
Fábio Júnio Mesquita é
Pedagogo pela FACISA-BH e Mestrando em
Educação pela UEMG na linha
de pesquisa Culturas, Memórias e
Linguagens em Processos
Educativos (Bolsista CAPES).
Ana Paula Santos de Sousa
Mesquita é licenciada em Matemática pela UFMG e Mestranda em Educação
Matemática pela UFOP, professora da educação básica na rede estadual de Minas
Gerais.
LADEIRA, Maria
Inês. 2000. Comunidades Guarani da Barragem e do Krukutu e a linha de
Transmissão de 750kv Itaberá – Tijuco Preto III. São Paulo: Relatório de
Interferências.
SCHIFFLER, Michele
Freire; NATHANAILIDIS, Andressa Zoi. O sujeito indígena brasileiro e os
projetos globais: protagonismo e resistência no rap guarani. Anais. III Congresso Internacional do
Observare. 2017. Disponível em: https://observare.autonoma.pt/conference/images/congresso_2017/
Acta_IIICongresso_MicheleSchiffler_AndressaNathanailidis%20.pdf. Acesso em: 14 Jan. 2019.
Acta_IIICongresso_MicheleSchiffler_AndressaNathanailidis%20.pdf. Acesso em: 14 Jan. 2019.
BURGESS, Jean; GREEN,
Joshua. YouTube e a revolução digital.
[Tradução: Ricardo Giassetti] São Paulo: Aleph, 2009.
BISPO, Luana Maria
Cavalcanti; BARROS, Kelly Cristiane. Vídeos do Youtube como recurso didático
para o ensino de História. Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau – vol. 11, n.
3, p.856-868 set./dez. 2016. Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/
4864/3471. Acesso em: 29 jan. 2019.
4864/3471. Acesso em: 29 jan. 2019.
Olá! Importante contribuição na disseminação de informações/conhecimento a respeito da cultura indígena. No entanto, não adentra a questão de método, de como se valer dessa estratégia em sala de aula. A utilização do YouTube por parte de etnias diversas como exposto, mexe na estrutura da autoridade do conhecimento, tendo nos próprios atores a possibilidade de construção da narrativa de sua história e, nessa guerra de ser visto para não ser esquecido, levar adiante é imprescindível. Nesse sentido, você percebeu essa intenção exposta nos canais?
ResponderExcluirAgradecido.
Manoel Adir Kischener
* vocês, perdão.
ExcluirManoel Adir Kischener
Olá, Manoel Adir Kischener!
ExcluirPelo que entendemos de seu comentário, por "intenção exposta nos canais" podemos dividir em duas perguntas: Foi percebido a intenção exposta nos canais de construir narrativas e a própria história? Foi percebido a intenção exposta nos canais de "ser visto para não ser esquecido"?
De modo geral, para a primeira pergunta é sim. Todos os canais se preocupam na construção destas narrativas, há grande interesse em apresentar suas histórias e culturas para todos/as aqueles/as que se interessarem.
Já na segunda questão, não nos pareceu ser a intenção dos canais estar entre os youtubers mais assistidos, assemelha-se mais a um trabalho de divulgação do quê de entretenimento, salvo alguns casos de vlogs. Como dito, esta intenção não está exposta, no entanto, não podemos afirmar que esta não seja parte daqulo que almejam, posto que ao publicar os vídeos no Youtube, tornam-se de acesso mundial.
Esperamos ter respondido. Caso não tenhamos, gostaríamos de ter uma nova oportunidade.
Agradecemos!
Fábio Júnio Mesquita e Ana Paula Santos de Sousa Mesquita.
Manoel Adir Kischener
ExcluirAgradecido. Não imaginei que na utilização do YouTube por parte das etnias esteja “a intenção dos canais estar entre os youtubers mais assistidos” como afirmam, ao contrário, afirmei “ser visto para não ser esquecido”. Mas tranquilo. Respondido sim, apenas com essa ressalva.
Sucesso nesta nossa jornada!
Manoel, pedimos desculpas se em nosso comentário pode parecer que falávamos de uma afirmação sua, não era nosso intuito. Sua observação foi registrada.
ExcluirAbraços e sucesso para você também.
Fábio Júnio Mesquita e Ana Paula Santos de Sousa Mesquita.
Olá, parabéns pela comunicação.
ResponderExcluirAprendi muito e segui todos os canais citados no texto. Um importante passo para desfazer o famoso estereótipo de indígenas que vivem alheios as inovações do mundo atual. Nesse sentido, além da sala de aula, que outros espaços vocês entendem que podem ser utilizados para disseminar esse conteúdo e dar maior visibilidade a esses canais?
Anderson Luis Azevedo da Rocha
Andersonrch95@gmail.com
Olá, Anderson Luis Azevedo da Rocha!
ExcluirAcreditamos que para um processo educativo são necessárias ao menos duas pessoas, dispostas a interagir entre elas e com o mundo. Assim sendo, a sala de aula é considerada apenas por ser o espaço que "obrigatoriamente" todas as pessoas passam por ele, mas nossa noção de educação não se reduz a escolarização. Logo, todos os espaços são viáveis para esta discussão, seja ele um ambiente físico ou virtual, com duas ou mais pessoas, formal ou informal, etc. Sendo necessária apenas a capacidade do educador de utilizar o recurso e estimular a discussão junto aos participantes.
Agradecemos!
Fábio Júnio Mesquita e Ana Paula Santos de Sousa Mesquita.
Boa noite, Manoel!
ResponderExcluirPrimeiramente quero parabenizar-lhe pelo trabalho,realmente uma pesquisa muito importante para valorizar e dar visibilidade aos povos indígenas do nosso país. No mestrado também estou trabalhando com a temática indígena e audiovisual, onde a tribo que estou pesquisando também possui o interesse na temática, vídeos e canal no Youtube. Sendo assim, você pretende, além dos canais do Youtube, criar material didático digital ou em audiovisual para que os alunos tenham conhecimento da cultura desses povos indígenas?
Att,
Fernanda Andrade Silva
Olá, Fernanda Andrade Silva!
ExcluirNão discutimos ainda esta possibilidade. Nossa pesquisa tem investigado as utilizações destes meios pelas diferentes etnias, tanto do YouTube, como de blogs, redes sociais e WebRádios. Parte do interesse está em conhecer e mapear, em um outro momento poderá ser oportuno alguma produção, mas no momento ainda não temos essa intenção.
Agradecemos!
Fábio Júnio Mesquita e Ana Paula Santos de Sousa Mesquita.